¿Eres profesional? Obtenga los mejores precios | Contáctenos: info@wattlamp.net

  • Inicio
  • Post
  • Como escolher a temperatura de cor de uma lâmpada?

Como escolher a temperatura de cor de uma lâmpada?



Detetamos que este é um tema que ainda suscita algumas dúvidas nos nossos clientes particulares, por isso, hoje preparámos este post para dissipar todas as dúvidas sobre esta questão!

A Temperatura de Cor (Correlated Colour Temperature, CCT) é um termo técnico usado para indicar que a luz contém componentes de cor, que são responsáveis pela emissão de luz amarela ou azul. Essa emissão é quantificada na unidade de medida Kelvin (K). A temperatura de cor mais comum está entre 2700K e 6500K. Quanto menor o nível de Kelvin mais amarela é a luz, enquanto que quanto maior o nível de Kelvin mais branca é a luz.

Para criar um ambiente calmo e relaxante deve optar por temperatura de cor de branco quente (2700K). Quanto mais quente for a luz, mais convidativo e agradável fica o ambiente. O ideal é usar estas tonalidades na sala de estar e jantar, assim como nos quartos, para o ajudar a relaxar após um dia de trabalho, e preparar o seu corpo para o descanso.

As luzes brancas mais frias, são mais utilizadas nas áreas ativas da casa, como a cozinha e as casas de banho. Estas luzes permitem iluminar as áreas com eficácia, bem como aumentar a produtividade e o foco. Também devem ser utilizadas em escritórios, lojas e supermercados. Neste caso, estamos a falar de 4000K — branco neutro.

Acima dos 5000K — branco frio — a luz está perto da luz do dia e dos tons azulados brilhantes, o que é indicado para espaços comerciais ou direcionados para tarefas, como armazéns, campos desportivos e instalações de saúde. Nestes locais é fundamental uma boa visibilidade para que os funcionários possam realizar as suas tarefas em segurança e de forma eficiente.



Além da temperatura de cor, também é importante considerar o Índice de Reprodução de Cor (IRC).


O que é o Índice de Reprodução de Cor?

O valor do Índice de Reprodução de Cor (IRC) de uma fonte de luz, descreve a precisão com que esta, consegue iluminar as cores de um objeto. Varia entre 0 a 100, sendo 100 o melhor valor possível, e que significa que as cores sob luz artificial são exibidas da mesma forma que sob luz natural. Os diferentes IRC’s mostram cores diferentes do mesmo objeto.

O primeiro fator que deve escolher é CCT, e de seguida o IRC!

Envíanos un mensaje de WhatsApp